BEM VINDO AO VALE HISTÓRICO! História, fatos, cultura e aventuras das cidades de Silveiras, Queluz, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal.!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Aventura no Rio Claro, a nascente mais alta do Estado de São Paulo

No último domingo, dia 17/01/2010, resolvi me aventurar e conhecer mais um pouco o Rio Claro, um riacho que serve de divisa dos municípios de Lavrinhas (esquerda da imagem) e Queluz (a direita) além de ser a nascente mais alta do Estado de São Paulo, aproximadamente 2.500 metros de altitude na Serra Fina de Queluz-SP. O rio possui diversas belezas naturais, logo quando desce pelas escarpas da Serra, desencadeia várias cachoeiras e lagos azuis cristalinos. No inverno suas águas de nascentes ficam congeladas, já na região do vale serve de importante recurso natural para as fazendas as suas margens e por fim sua foz ocorre no Rio Paraíba do Sul, na região de Vila Queimada ( Km 15 da Rodovia Presidente Dutra). Vale a pena conhecer !!!!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fazendas de Bananal-SP "HISTÓRIA DO CAFÉ"

Imagem da Fazenda Boa Vista (à esquerda), casarão construído provavelmente em meados de 1780 com a finalidade de produzir anil. Posteriormente por volta de 1840, já sob a administração do herdeiro Luciano José de Almeida, passou a ter importância na produção de café, ciclo marcante desta região histórica do Vale do Paraíba. Nesta ocasião suas propriedades somavam 3900 alqueires geométricos, sendo necessários mais de 1000 escravos devido a destacada produção. Fonte: www.hotelfazboavista.com.br/historico.html
Fazenda do Resgate (imagem a direita), Em 1776, o local denominado “o Resgate”, na Província de São Paulo, quase divisa com a então Província do Rio de Janeiro, deu origem ao que anos mais tarde seria a Fazenda Resgate, no atual município de Bananal, no Vale do Paraíba paulista. Esse local pertencia à Fazenda Três Barras, cabeça de sesmaria do padre Antônio Fernandes da Cruz.
O Resgate tornou-se uma fazenda em 1828, como dote de casamento de Alda Rumana de Oliveira com o coronel Inácio Gabriel Monteiro de Barros. Nessa época, a propriedade produzia toucinho, milho, feijão, farinha e café (porém em pouca quantidade) e, além disso, possuía apenas 77 escravos.
Em 1833, a Fazenda Resgate foi comprada pelo senhor José de Aguiar Toledo, comerciante açoriano (português, portanto) que chegou ao Brasil em meados do século XVIII (cerca de 1750). Toledo chega a Bananal no início do século XIX, trazendo consigo, de Minas Gerais, a solução arquitetônica implantada na fazenda e o pioneirismo no plantio do café em larga escala na região. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fazenda_Resgate

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Santo Antônio do Alambary, hoje ARAPEÍ-SP

Bela imagem da Matriz de Santo Antônio, em Arapeí, cidade que teve sua origem ainda na época das Capitanias Hereditárias, localizada ao pé da Serra da Bocaina, numa região repleta de belezas naturais: rios, cachoeiras, grutas e belíssimas montanhas - mostrando todas as maravilhas que a Serra da Bocaina tem de melhor. O povoado teve seu apogeu durante o ciclo cafeeiro, época na qual teve participação relevante na região. Passada a época de glórias, os filhos de Arapeí souberam preservar sua arquitetura e seu jeito adorável de "cidade pequena". Com isto acabou ganhando a admiração de todos aqueles que passam por suas terras. Incluída por Monteiro Lobato entre as "Cidades Mortas", Arapeí permanece viva na sua beleza natural, no seu patrimônio cultural e, sobretudo, no calor dos corações de todos aqueles que nasceram e vivem dentro dessa maravilhosa cidade. Fonte: www.arapei.sp.gov.br

sábado, 28 de novembro de 2009

Areias-SP, uma cidade de muita história e belezas naturais

À margem da antiga estrada imperial, que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, Areias teve sua origem no século dezoito, de um pouso de tropeiros que dali buscavam o porto deMambucaba.Dentre seus primeiros moradores destacam-se o coronel Simeão da Cunha Gago, o sertanista Máximo Barbosa e o padre Felipe Teixeira.

Nascido com nome de Sant'ana da Paraíba Nova, o povoado tornou-se vila em 16 de novembro de 1816, com o nome de São Miguel de Areias, homenagem ao príncipe D. Miguel, filho de D. JoãoVI. Passando a categoria de cidade em 1857, foi Comarca de 1858 a 1937.

Areias foi o primeiro Município a cultivar o café na região paulista do Vale do Paraíba.Sua produção foi tamanha que, em meados do século dezenove, deu sozinha a Província um décimo do total de sua produção agrícola.Dessa época datam as casas e sobrados dearquitetura típica da civilização do café.

Fonte:"O Passado ao Vivo"(Thereza Regina de Camargo Maia)

Quedas do Rio Goiabal, Bairro das Palmeiras - Queluz/SP


Imagem da 1ª queda do Rio Goiabal, localizado em Queluz-SP, o rio possui um total de quatro quedas em sequência, sua nascente ocorre na divisa com o munícipio de Areias-SP, numa região conhecida como "MORRO DO SERROTE", e desagua no Rio Paraíba do Sul em Queluz, após um percurso de aproximadamente 12 Km, apresentando vários trechos de corredeiras, cortando fazendas de plantações de eucaliptos, atravessando os Bairros das Palmeiras e do Goiabal.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fazenda Pau D' Alho - São José do Barreiro/SP.

Fazenda Pau D’Alho
Localizada a 3 km da cidade, a Fazenda Pau D'alho foi construída nos fins do século XVIII por João Ferreira de Souza, fundador de São José do Barreiro e que no ano de 1822 iniciava na fazenda o plantio de café.
D. Pedro I, em viagem que antecedeu a independência do Brasil, chegou em 17 de agosto de 1822 na Fazenda Pau D'alho, onde foi recebido com um grande almoço. O conjunto arquitetônico da fazenda foi tombado pelo Patrimônio Nacional e Estadual em 1968; restaurado, hoje é um marco histórico que se destina a atividades culturais e ecológicas. Fonte: www.ferias.tur.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Estação Ferroviária de Queluz-SP

A estação de Queluz foi inaugurada em 1874, logo quando foi construída a ferrovia ligando São Paulo ao Rio, sua arquitetura mostra a tendência de época, trazida pelos ingleses que foram os pioneiros na construção da ferrovia no Brasil.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pedra do Caxambu, Arapeí-SP

Imagens da Serra da Bocaina em Arapeí-SP, a imagem da esquerda mostra uma visão panorâmica do trecho que apresenta montanhas bem acidentadas, e na imagem da direita temos a Pedra do Caxambu, um dos principais pontos turístico da cidade, com vista privilegiada para todo o Vale do Paraíba e também caminho de outros belezas naturais, como cachoeiras, riachos e fazendas do período colonial. Vale lembrar que Arapeí é um município recém emancipado, sua autonomia política ocorreu em 1993, quando deixou de ser distrito de Bananal - SP.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Estação de Engenheiro Bianor!

Foto do local remanescente da Estação de Engenheiro Bianor!
A parada de Engenheiro Bianor foi inaugurada no ano de 1921, e recebeu o nome de Bianor Silvano de Mendonça, cujo era ajudante técnico CENTRAL DO BRASIL-RFSA em 1900. Última estação do ramal em território paulista, localizada bem próxima à divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1932, foi palco de uma batalha entre tropas constitucionalistas paulistas e federais. Neste local também se localizava o bairro-distrito do Salto, pertencente ao município de Queluz, era um vilarejo com aproximadamente 30 casas, próximo as margens do Rio Paraíba do Sul e foz do Rio do Salto (divisor dos estados de SP-RJ). Contudo, na décaca de 60, com a inauguração da Barragem Hidrelétrica da Represa do Funil, os moradores do Salto foram obrigados a desocupar o local que seria alagado pelas águas da represa. fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/e/engbianor.htm

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A estação ferroviária de São José do Barreiro

A ESTAÇÃO: A estação de São José do Barreiro foi aberta na última década do século XIX, junto com o prolongamento que vinha de Formoso. Também era conhecida como estação do Barreiro. Era a estação terminal desde a sua inauguração, embora também fosse citada como terminal a estação de Tibiriçá, aparentemente uma pequena parada junto ao girador de locomotivas, pouco mais à frente. Desta, a ferrovia deveria seguir para Areias e chegar a Queluz e Itatiaia, enquanto outros dois ramais eram também previstos: um para Cruzeiro e outro para Paraty. Nenhum deles acabou sendo construído. O prédio da estação, depois de servir por muitos anos como Câmara Municipal, é hoje sede do sindicato rural do município. (Fonte: Marco A. Giffoni), www.estacoesferroviarias.com.br.

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