À margem da antiga estrada imperial, que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, Areias teve sua origem no século dezoito, de um pouso de tropeiros que dali buscavam o porto deMambucaba.Dentre seus primeiros moradores destacam-se o coronel Simeão da Cunha Gago, o sertanista Máximo Barbosa e o padre Felipe Teixeira.
Nascido com nome de Sant'ana da Paraíba Nova, o povoado tornou-se vila em 16 de novembro de 1816, com o nome de São Miguel de Areias, homenagem ao príncipe D. Miguel, filho de D. JoãoVI. Passando a categoria de cidade em 1857, foi Comarca de 1858 a 1937.
Areias foi o primeiro Município a cultivar o café na região paulista do Vale do Paraíba.Sua produção foi tamanha que, em meados do século dezenove, deu sozinha a Província um décimo do total de sua produção agrícola.Dessa época datam as casas e sobrados dearquitetura típica da civilização do café.
Fonte:"O Passado ao Vivo"(Thereza Regina de Camargo Maia)
Sou advogado e minha pesquisa foi mais por curiosidade em saber que aí foi o berço do grande jurista e MESTRE, o Dr. Washington de Barros Monteiro que, a meu ver merece uma grande homenagem do município. Além disso, as fotos nos mostra tratar-se de um cidade linda e aconchegante.
ResponderExcluirAgradecemos a visita na página e a colaboração das citações! Areias é e tem sido uma cidade acolhedora!
Excluir