BEM VINDO AO VALE HISTÓRICO! História, fatos, cultura e aventuras das cidades de Silveiras, Queluz, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal.!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Os pontos culminantes das Serras da Mantiqueira e Bocaina.


No Vale Histórico temos duas importantes serras que cortam nossa região, a Serra da Mantiqueira e a Serra da Bocaina. A Serra da Mantiqueira éé uma cadeia montanhosa que estende pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, na região dos municípios de Lavrinhas e Queluz recebe o nome de Serra Fina, onde possui as maiores elevações. Neste trecho está localizado o quarto ponto mais elevado do Brasil, a Pedra da Mina, com seus 2.798 metros de altitude, além outros picos como Pico dos Três Estados e Cupim de Boi, que também estão acima dos 2.500 metros. Na Serra Fina também ocorre as mais baixas temperaturas da região Sudeste, onde os termômetros tem registrado 10º Celsius negativo no período de inverno. 

Outra Serra que destacamos é a Serra da Bocaina, nome de origem Tupi, cujo significado é depressão numa serra ou cordilheira. Na verdade a Serra da Bocaina faz parte dos contrafortes da Serra do Mar, seu trecho compreende os municípios de Cunha, Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal, ou seja, localizando-se na porção Sul e sudeste do Vale Histórico. Diferente da Serra Fina, a Serra da Bocaina possui aspecto geológico de trechos amplos com várias depressões centrais e terrenos elevados nas regiões marginais, tanto no trecho voltado para o Vale do Paraíba, como também o trecho próximo ao litoral sul-fluminense onde apresenta grandes escarpas erosivas voltadas para as baias de Ilha Grande e de Paraty, seu ponto mais alto é Pico do Tira Chapéu, com seus 2.088 metros de altitude. Outro ponto muito conhecido é Pico do Frade, localizado no município de Angra dos Reis, que também faz parte do trecho da Serra da Bocaina, muito visitado pelos turistas devido as belas paisagens que misturam a vegetação serrana e litorânea.

Fontes de pesquisas bibliográficas: http://www.sbgeo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VH - PROCURA PARA VOCÊ :