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terça-feira, 24 de abril de 2012

Ferrovia Rio-São Paulo, recorte do mapa no trecho do Vale Histórico


Recorte do mapa ferroviário no trecho do Vale Histórico, em 1898, quando já interligava São Paulo ao Rio. Sob a denominação de Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II, teve sua inauguração em 29 de março de 1858, com trecho inicial de 47,21 quilômetros construídos, da Estação da Corte a Queimados, no Rio de Janeiro. Logo se tornava uma das mais importantes obras da engenharia ferroviária no território brasileiro, na transposição dos 412 metros de altura da Serra do Mar, com a realização de colossais cortes, aterros e perfurações de túneis, entre os quais, o Túnel Grande com 2.236 m de extensão, na época, o maior do Brasil, aberto em 1864.
A Estrada de Ferro D. Pedro II, com o avanço e trabalho contínuo de seus operários e técnicos, transformou-se na Estrada de Ferro Central do Brasil em 1889, contribuindo para o grande desenvolvimento econômico no eixo Rio-São Paulo. Em 08 de julho de 1877 ocorre a união dos trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II com Estrada de Ferro São Paulo
Assim por décadas, adentrando ao século XX, a linha férrea Rio-São Paulo foi responsável pela grande movimentação econômica entres estas duas grandes cidades, com diversas cargas e transportes de passageiros. Mas a partir dos anos 60, devido a política de incentivo do transporte rodoviário instituído pelo Governo Federal de Juscelino Kubitschek, para atrair as indústrias automobilísticas ao nosso País, as ferrovias foram deixadas em segundo plano, ocasionando o sucateamento da malha ferroviária em boa parte do território nacional.

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