Vila Queimada, antigo vilarejo situado entre os municípios de Queluz e Lavrinhas, hoje já não existe mais, devido a construção da Barragem da Central Hidroelétrica de Queluz, que teve sua topografia e relevo modificada pelo represamento das águas do Rio Paraíba do Sul, suas moradias ainda remanescentes da época em que era vila e estação ferroviária foram demolidas em 2010, durante as obras desta barragem. Contudo as imagens e os registros sempre permanecerão com parte da história dos queluzenses e lavrinhenses.
Imagem do Rio Paraíba, sob intervenção de obras em seu leito durante a construção da barragem de Queluz.
Vista parcial das moradias remanescente do vilarejo, imagem também mostra o Pontilhão de Vila Queimada sobre o riacho que nasce no município de Silveiras e que faz divisa dos municípios de Queluz e Lavrinhas.
Imagem da antiga Estação de Vila Queimada, ponto de embarque de passageiros e cargas (economia agropecuária da região), sobretudo no início do século XX, quando o transporte e malha ferroviária se expandia pelo Brasil.
(Fonte desta imagem: http://www.estacoesferroviarias.com.br/v/fotos/vlqueimada_1.jpg)
Devido a existência da Estação de Vila Queimada, como ponto de embarque e movimentação de cargas pelo transporte ferroviário, havia um posto fiscal que tinha como objetivo coletar impostos ao governo paulista, o registro deste fato é comprovado pelo decreto da Secretaria da Fazenda estadual de SP de nº 4695 de 14/02/1930, em que determina que todo tributo recolhido no posto fiscal do vilarejo fica subordinado à Coletoria de Queluz-SP, ou seja Vila Queimada tinha sua representatividade econômica no início do século XX.
Fonte: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1930/decreto%20n.4.695,%20de%2014.02.1930.htm
Em Vila Queimada, com seus moradores, com sua estação ferroviária, necessitava de uma escola para que seus moradores locais tivessem a oportunidade e acessibilidade à educação, visto que esta vila ficava distante das cidades de Queluz e Lavrinhas aproximadamente quinze quilômetros, sendo assim foi decretado pelo Secretário estadual, em 1895, a instalação de uma escola preliminar, que hoje seria de ensino fundamental.
Fonte: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1895/lei%20n.378,%20de%2004.09.1895.html