Imagens da Serra da Bocaina em Arapeí-SP, a imagem da esquerda mostra uma visão panorâmica do trecho que apresenta montanhas bem acidentadas, e na imagem da direita temos a Pedra do Caxambu, um dos principais pontos turístico da cidade, com vista privilegiada para todo o Vale do Paraíba e também caminho de outros belezas naturais, como cachoeiras, riachos e fazendas do período colonial. Vale lembrar que Arapeí é um município recém emancipado, sua autonomia política ocorreu em 1993, quando deixou de ser distrito de Bananal - SP.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Pedra do Caxambu, Arapeí-SP
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Estação de Engenheiro Bianor!

Foto do local remanescente da Estação de Engenheiro Bianor!
A parada de Engenheiro Bianor foi inaugurada no ano de 1921, e recebeu o nome de Bianor Silvano de Mendonça, cujo era ajudante técnico CENTRAL DO BRASIL-RFSA em 1900. Última estação do ramal em território paulista, localizada bem próxima à divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1932, foi palco de uma batalha entre tropas constitucionalistas paulistas e federais. Neste local também se localizava o bairro-distrito do Salto, pertencente ao município de Queluz, era um vilarejo com aproximadamente 30 casas, próximo as margens do Rio Paraíba do Sul e foz do Rio do Salto (divisor dos estados de SP-RJ). Contudo, na décaca de 60, com a inauguração da Barragem Hidrelétrica da Represa do Funil, os moradores do Salto foram obrigados a desocupar o local que seria alagado pelas águas da represa. fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/e/engbianor.htm
terça-feira, 6 de outubro de 2009
A estação ferroviária de São José do Barreiro
A ESTAÇÃO: A estação de São José do Barreiro foi aberta na última década do século XIX, junto com o prolongamento que vinha de Formoso. Também era conhecida como estação do Barreiro. Era a estação terminal desde a sua inauguração, embora também fosse citada como terminal a estação de Tibiriçá, aparentemente uma pequena parada junto ao girador de locomotivas, pouco mais à frente. Desta, a ferrovia deveria seguir para Areias e chegar a Queluz e Itatiaia, enquanto outros dois ramais eram também previstos: um para Cruzeiro e outro para Paraty. Nenhum deles acabou sendo construído. O prédio da estação, depois de servir por muitos anos como Câmara Municipal, é hoje sede do sindicato rural do município. (Fonte: Marco A. Giffoni), www.estacoesferroviarias.com.br.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
SERRA FINA - QUELUZ/SP
Esta bela imagem mostra ao fundo a Serra Fina de Queluz-SP, com suas escarpas e elevações culminantes, onde temos o ponto mais elevado da Serra da Mantiqueira: A Pedra da Mina, com seus 2.997 metros de altitude, superando o pico das Agulhas Negras (2.787 metros) em Itatiaia-RJ. Nesta região também nasce o Rio Claro, que serve de limite dos municípios de Lavrinhas e Queluz, cuja nascente está no ponto mais alto do Estado de São Paulo, há 2.500 metros de altitude, de águas cristalinas possui várias cachoeiras e pontos de extrema beleza natural, sendo destino de vários turistas e amantes da natureza. Na parte inferior desta imagem temos a visualização de parte da cidade de Cruzeiro.
Assinar:
Postagens (Atom)