BEM VINDO AO VALE HISTÓRICO! História, fatos, cultura e aventuras das cidades de Silveiras, Queluz, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal.!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

VILA QUEIMADA - ACERVO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO

Vila Queimada, antigo vilarejo situado entre os municípios de Queluz e Lavrinhas, hoje já não existe mais, devido a construção da Barragem da Central Hidroelétrica de Queluz, que teve sua topografia e relevo modificada pelo represamento das águas do Rio Paraíba do Sul, suas moradias ainda remanescentes da época em que era vila e estação ferroviária foram demolidas em 2010, durante as obras desta barragem. Contudo as imagens e os registros sempre permanecerão com parte da história dos queluzenses e lavrinhenses.



Imagem do Rio Paraíba, sob intervenção de obras em seu leito durante a construção da barragem de Queluz.

Vista parcial das moradias remanescente do vilarejo, imagem também mostra o Pontilhão de Vila Queimada sobre o riacho que nasce no município de Silveiras e que faz divisa dos municípios de Queluz e Lavrinhas.


Imagem da antiga Estação de Vila Queimada, ponto de embarque de passageiros e cargas (economia agropecuária da região), sobretudo no início do século XX, quando o transporte e malha ferroviária se expandia pelo Brasil.

Devido a existência da Estação de Vila Queimada, como ponto de embarque e movimentação de cargas pelo transporte ferroviário, havia um posto fiscal que tinha como objetivo coletar impostos ao governo paulista, o registro deste fato é comprovado pelo decreto da Secretaria da Fazenda estadual de SP de nº 4695 de 14/02/1930, em que determina que todo tributo recolhido no posto fiscal do vilarejo fica subordinado à Coletoria de Queluz-SP, ou seja Vila Queimada tinha sua representatividade econômica no início do século XX.

Em Vila Queimada, com seus moradores, com sua estação ferroviária, necessitava de uma escola para que seus moradores locais tivessem a oportunidade e acessibilidade à educação, visto que esta vila ficava distante das cidades de Queluz e Lavrinhas aproximadamente quinze quilômetros, sendo assim foi decretado pelo Secretário estadual, em 1895, a instalação de uma escola preliminar, que hoje seria de ensino fundamental.

Fonte: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1895/lei%20n.378,%20de%2004.09.1895.html

15 comentários:

  1. Boa noite! Por favor poderia me enviar as fotos da Vila Queimada? Não consigo abrir as fotos no blog estou fazendo uma pesquisa sobre a Vila. Meu whatsapp é 12 99177 1818. Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  2. A vó da minha sogra morou nessa vila...ela quis retornar lá mais não achamos mais nada e a propriedade é particular

    ResponderExcluir
  3. Estivemos lá ontem minha avó morou nesse local, eu não a conheci.Levsmos minha irmã mais velha que frequenta esse lugar, quando criança, mas não conseguimos nos aproximar. Gostaria, se possível, pesquisasse o nome das pessoas que residiam nessa Vila e publicasse pra gente, fiquei muito curiosa, até pra saber porque foi queimada a vila.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá quais as histórias q a sua irmã conta sobre a Vila queimada?

      Excluir
  4. Bom dia! Só para agregar nas informações,hoje Vila Queimada não possui mais suas casas, pois em 2010 com a construção da barragem hidroelétrica de Queluz a empresa responsável demoliu todas as construções no local !

    ResponderExcluir
  5. Vila Queimada foi palco de combates entre forças paulistas e federais, na Revolução de 1932. Tive um parente, Francisco Araujo Neto, que ali morreu, aos 16 anos, combatendo por São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. As origens da Vila Queimada. O povoado era um local de abrigo de tropeiros que faziam a viagem entre Paraty e as Minas Gerais. Possivelmente existiam alguns ranchos e roças que serviam os tropeiros na travessia do rio Paraíba.

    ResponderExcluir
  7. Com a exaustão da mineração em fins do século XVIII e a concentração das viagens pelo Caminho Novo, a localidade perdeu o seu movimento de tropas e no início do século XIX se tornou um refúgio de desclassificados da sociedade, reunindo pessoas ligadas aos chamados vícios (jogos, prostituição, bebedeiras, etc.).

    ResponderExcluir
  8. Esta situação social chamou a atenção do pároco que assistia o lugarejo, que ao repreender insistentemente os moradores, dizendo que não mais daria a comunhão até que eles deixassem suas vidas pecaminosas.

    ResponderExcluir
  9. Irritados com as ameaças do pároco, os moradores se rebelaram e agrediram o padre, amarrando-o em um cruzeiro e assoitando-o.

    ResponderExcluir
  10. O bispo de Lorena, sabendo do ocorrido, mandou fazer uma devassa contra a população do local. Ordenou a retirada do sacrário e das imagens da capela local, destruir as casas, dispersar os moradores e tocar fogo nos destroços do lugarejo.

    ResponderExcluir
  11. Daí o nome: Vila Queimada.

    ResponderExcluir
  12. Um viajante registrou em 1862 que ainda viu tocos queimados de parte do cruzeiro que ficava em frente da capela, e onde o padre sofreu o seu martírio, e dos esteios de braúnas das construções destruídas pela devassa do bispo.

    ResponderExcluir
  13. Este episódio teria ocorrido por volta de 1810.

    ResponderExcluir
  14. Meu contato: almirleal@uol.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

VH - PROCURA PARA VOCÊ :